sábado, 11 de outubro de 2008

CENTRO SOCIAL DE OUCA


CENTRO SOCIAL DE OUCA COM CANDIDATURA AO PARES CHUMBADA
Autarquia de Vagos prometeu apoiar instituição, inscrevendo verba para o efeito no Orçamento de 2009

Este é o título de um artigo publicado no Diário de Aveiro, no dia 9 de Outubro de 2008, da autoria de Eduardo Jaques.
Foi indeferida a candidatura ao Programa de Alargamento de Rede de Equipamentos Sociais (PARES), apresentada pelo Centro Social e Bem-Estar de Ouca. A decisão, por inesperada, obrigou a direcção da instituição a recorrer à Câmara Municipal, a quem solicitou apoio financeiro para garantir o pagamento das despesas com a construção dos edifícios onde vão funcionar as valências de Creche, Lar e Centro de Dia.
Atento à situação, o Executivo de Rui Cruz adiou a decisão para mais tarde, tendo já informado o Centro de Ouca, que o pedido “será considerado e objecto de deliberação” apenas em Janeiro do próximo ano, após ser incluído no Orçamento camarário de 2009.
A IPSS Ouquense, fundada pelo padre António Correia Martins, iniciou a sua actividade a 8 de Dezembro de 1984, com a valência “Lar de Idosos” (40 pessoas), na sequência de um acordo de cooperação firmado com o Centro Regional de Segurança Social do Centro. Mais tarde, face ao alargamento das instalações, passou a apoiar um total de 70 utentes.
A partir de 2000 passou a dispor de apoio domiciliário, tendo assinado, um ano depois, um protocolo com a Câmara Municipal que previa a participação do Centro Social no programa de expansão e desenvolvimento da educação da rede pré-escolar de Ouca. Desde Setembro de 2006 que integra o programa de generalização do ensino do Inglês e de outras actividades de enriquecimento curricular, no 1º ciclo do Ensino Básico de Ouca.
Particularmente interventivo, o Centro Social de Ouca acaba, entretanto, de apresentar, mais uma candidatura, desta feita no âmbito do concurso “Apoio a Idosos”, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Ao que o Diário de Aveiro apurou, trata-se de um projecto inovador, que prevê a criação de um espaço que proporcione a reabilitação cognitivo-sensorial-física nos seniores, a indivíduos em processo de demência ou envelhecimento normal.
Solicitada a colaborar, a autarquia vaguense acedeu ser parceira do projecto de candidatura. A decisão foi tomada, por unanimidade, na penúltima reunião do Executivo camarário.

Sem comentários: