quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RECORDAR É VIVER (TROPAS PARAQUEDISTAS)

Este vídeo mostra os militares Para quedistas que prestavam o serviço militar na guerra do Ultramar e neste caso em Moçambique, por ocasião do Natal e estas breves mensagens eram dirigidas aos seus familiares, namoradas e amigos. Pois bem, o importante deste vídeo e para mim não é nada novo, dado que também fui militar para quedista mas na Guiné, é que o Manuel Alexandre da Cruz manda uma mensagem para Ouca. Este filme foi feito no Natal de 1972 no BCP 32 em Nacala onde o Manuel estava aquartelado. Na mesma ocasião o Carlos Paiva estava em Luanda no BCP 21 e eu no ano de 1973 estava no BCP 12 (Batalhão de Caçadores Para quedistas nº12) em Bissalanca na Guiné. Recordar é viver... (pesquisa net, fonte: youtube).

4 comentários:

csa disse...

Com que tristeza eu via essas emissões, quando era criança.
Quando veio o 25 de Abril, lembrei-me logo de que o meu irmão já não ia para a guerra! :)

Unknown disse...

Eu sou a filha do Manuel Alexandre da Cruz que vemos no vídeo. Emocionei-me bastante de saber que também o meu pai viveu e sofreu com os horrores da guerra como ele próprio os descreve. Acho significativo o facto de recordarem factos de outros tempos para a juventude poder apreciar o que outros outrora viveram. Bem Haja...

Unknown disse...

Com os maiores pêsames do soldado para quedista Manuel Alexandre Da Cruz, o primeiro soldado entrevistado morreu em combate e o ultimo, o sargento Gonçalves, estava ferido num braço devido a uma emboscada realizada anteriormente no Vale Mitede, Mueda, Norte de Moçambique.

csa disse...

Que estes tempos nunca mais voltem...
Era triste demais!
Ainda me lembro da minha mãe a chorar, cada vez que abria o jornal e lá encontrava a notícia da morte de mais um ex-aluno dos cursos nocturnos! :(