Estamos em Semana Santa. Para os cristãos, a Páscoa representa a data da Ressurreição de Cristo. "Rumo à Páscoa, avancemos fortalecidos pelos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia, na esperança de sermos coerentes com o Baptismo que nos faz novas criaturas, filhos de Deus, irmãos em humanidade e servidores de toda a criação", D.António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro. Aos seguidores deste blog e aos que o visitam uma boa Páscoa. (imagem da internet).
quarta-feira, 20 de abril de 2011
sexta-feira, 15 de abril de 2011
PROCISSÃO DOS PASSOS
sexta-feira, 8 de abril de 2011
DIA NACIONAL DOS MOINHOS
7 de Abril de 2011, assinala-se o Dia Nacional dos Moinhos. É promovido pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia. Este ano o único artigo que li nos jornais, referente a este dia, foi no Diário de Aveiro num artigo sobre os moinhos de Oliveira de Azeméis. Há um ano atrás o Jornal de Noticias publicou uma ampla reportagem sobre os moinhos e sugeria visitar a azenha do Barreto aqui ao lado na povoação do Boco e assim conhecer a vida dos moleiros. Então e as azenhas de OUCA? Será que os descendentes da primeira, segunda ou terceira geração dos moleiros, não encontram motivação para recuperar nem que seja uma só azenha? Eu acho que sim. Ainda me lembro ( até porque já cá ando há uns anitos...) de várias azenhas em funcionamento, como as que estão de pé, embora muito degradadas, na nascente da fonte para a várzea. Neste local haviam cinco azenhas, mas com a passagem da A17 (auto estrada 17), ficaram só estas duas. Uma está ao lado da A17 (nestas fotos aqui ao lado), envolvida em silvado e salgueiral, completamente em ruínas e a outra está no parque da fonte (azenha do ti Pedro). Desta azenha há fotos no arquivo deste blog. Aliás, este é o panorama dos moinhos Portugueses, que estão hoje quase todos em ruínas, mas os Municípios já têm recuperado alguns. Havia no "vale do forno" dois moinhos, um dos quais era de rodízio. No "lobato" havia mais azenhas e até um moinho de azeite. Na "água boa" haviam vários moinhos de rodízio e azenhas. Provavelmente há quarenta anos atrás houvesse em Ouca mais de trinta moinhos e até houve um moinho de descascar arroz. Havia também no centro de Ouca uma moagem, mas movida a energia eléctrica e que hoje é uma loja comercial. "Vai tudo atrás do seu dono",lá diz o povo e com razão. Com este texto pretende-se dar a conhecer este valioso património, a grande maioria dele desconhecido ou esquecido, cuja actividade associada, sempre teve uma grande importância na economia e na vida da população de OUCA.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
CAPELA SENHORA DAS DORES
No passado Sábado dia 2 de Abril, às 21 horas e após a missa, foi benzida e inaugurada, pelo nosso Pároco Padre António Correia Martins, a nova Capela da Senhora das Dores. A Capela está construída em propriedade privada, mas vai estar aberta ao culto religioso em dias a designar. Como é tradição a imagem da Senhora das Dores aguardava no pátio do Sr. António Tronco até ao momento do encontro com a imagem do Sr. dos Passos no dia da procissão, mas a partir de ontem, já a imagem ficou a aguardar na nova Capela, até à hora do encontro. Bem haja à Dona Elisabete e ao Sr. Fernando por esta obra.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
RICKY NORTON EM OUCA
RICKY NORTON & GUITAR EXPRESS, artista francês, vai dar um grande show de musica dos anos 60, com interpretações das musicas de Elvis Presley, Cliff Richard e Roberto Carlos entre outros e tem como convidado especial Nelson Carrera. O espectáculo é no dia 16 de Abril, Sábado, às 22:00 horas no Salão da Casa do Povo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)