sábado, 26 de dezembro de 2009

Iluminação de NATAL
















Tal como as fotos documentam estas são as únicas iluminações de natal em OUCA. Hoje percorri algumas ruas de Ouca e as iluminações brilharam pela sua ausência. No entanto quando passava pela Vila de Vagos, sede de Concelho, aí sim, iluminação de Natal em todo o seu esplendor, extraordinário, digno de se ver. (presépio no interior e exterior da igreja e lar s. martinho ao anoitecer)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

NATAL

...E porque é época natalícia,apesar de ser cada vez mais associado a uma dimensão consumista, o Natal constitui um momento de esperança, de família, de paz e de solidariedade, valores essenciais à humanidade. A todos aqueles que visitam este blogue desejo um feliz Natal e um bom Ano 2010.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

INAUGURAÇÃO DO CENTRO SOCIAL DE OUCA







A seguir transcrevo o texto publicado hoje no JORNAL DE NOTICIAS, referente à inauguração do novo lar. Com o título: Vagos, Centro Social custa 2,4 milhões. Foi ontem inaugurado o novo Centro Comunitário do Centro Social e Bem Estar de Ouca (CSBEO), um edifício com quatro pisos e cave que alberga as valências de lar, centro de dia, creche, complemento de apoio à família, fisioterapia e serviço de refeições para crianças do 1º ciclo e jardim-de-infância. A obra começou a ser construída em 1999, em área de reserva ecológica e agrícola e só recentemente foi legalizada. De acordo com o Padre António Correia Martins, Presidente do CSBEO, está orçada em cerca de 2,4 milhões de euros. Apenas foi comparticipado pelo Instituto de Segurança Social (ISS), que atribuiu uma verba de 600 mil euros no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES II), ficando o resto a expensas do CSBEO. A festa da inauguração serviu também para festejar os 25 anos do Lar de S. Martinho, propriedade da mesma instituição. "Por aqui já passaram mais de 630 idosos e actualmente temos 72 idosos e 50 funcionários" lembrou o sacerdote. Na ocasião, D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, congratulou-se, afirmando que "aqui se constrói o bem comum em colaboração com a Igreja e o Estado". À margem, Manuel Ruivo, do Centro Distrital de Aveiro do ISS, avançou que o "concelho de Vagos suplanta a média do distrito de Aveiro, em termos de valências sociais, pois apresenta taxas de 32,6% e 15,8%, quando no distrito a média é de 29,6% e 11,1%, respectivamente para infância/juventude e população idosa". Z.C.