quarta-feira, 25 de novembro de 2009

OUCA - Rua da Escola











Como se pode ver nestas fotografias, aqui é mesmo a rua da escola. Mas sou eu e todos os Ouquenses que conhecemos que é aqui a Rua da Escola, até porque é nesta escola onde todos os eleitores vão votar, o mesmo não aconteceu com aquelas pessoas que "plantaram" um poste precisamente a tapar a placa toponímica. Alguém que venha a OUCA à procura da dita cuja rua da escola é claro que não a vai encontrar, a não ser que pergunte a alguém cá da terra. Mas também brilha pela sua ausência uma placa sinaletica a indicar a Escola EB 1 de Ouca, Ou não? Já não basta os fulanos dos postes que querem a rua da escola que seja desconhecida. Enfim...

domingo, 22 de novembro de 2009

CIRCO EM OUCA











No largo da casa do Povo e unicamente por dois dias, Sábado e Domingo, está em exibição o circo "CARLY CIRCUS". Um representante do Circo teve a amabilidade de me mostrar uma serpente. Que medo...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PARQUE DA FONTE











No passado Domingo quando passava pelo parque da fonte, fiquei surpreendido com os novos "habitantes": seis patas. O que era normal passar pela fonte e não haver ninguém, só quando há festejos, no Domingo havia crianças com os pais e outras com os avós, para verem os patinhos. È curioso saber que neste mesmo sítio onde estão os patos, há muitos anos atrás, era aqui que se lavava a roupa. È necessário um macho para que se multipliquem o mais rapidamente possível. Seria bonito!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CASA MORTUARIA DE OUCA







Continuam a bom ritmo as obras da casa mortuária que já está na fase de acabamentos. O pavimento exterior é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vagos. A sua inauguração, está prevista para o inicio do próximo ano. Este edifício está localizado no cruzamento da rua 5 de Outubro e a rua das Castanheiras.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

OBRAS DE RESTAURO NO CEMITERIO







Foram concluídas as obras de restauro no cemitério. Passeios, canalização, iluminação e ampliação são as obras que mais se faz notar quando entramos no cemitério. Todas estas obras foram necessárias, mas principalmente os passeios era o mais urgente, até porque já havia buracos que punha em risco a segurança das pessoas.



E como é habitual no Sábado seguinte ao dia 1 de Novembro, houve a romagem ao cemitério para recordar os familiares e amigos já falecidos. Pena é que alguns sejam só recordados uma vez ao ano e prova disso são as flores que nesse dia são depositadas e um ano depois é que são renovadas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PARÓQUIA SÃO MARTINHO DE OUCA







Na entrada principal da Igreja há um painel de azulejos dedicado ao Padroeiro desta Paróquia. A paróquia São Martinho de Ouca foi criada em Junho de 1956, por D. Evangelista de Lima Vidal, Arcebispo-Bispo de Aveiro.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LENDA DE S. MARTINHO

Nesta altura muito se fala do S. Martinho, e muitas vezes as pessoas questionam-nos sobre ele. Para facilitar a explicação, deixo aqui a Lenda de S. Martinho.

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento… as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.
(pesquisa net).

PROVÉRBIOS S. MARTINHO

· A cada bacorinho vem o seu S. Martinho. · A cada porco vem o seu S. Martinho. · Em dia de S. Martinho atesta e abatoca o teu vinho. · Martinho bebe o vinho, deixa a água para o moinho. · No dia de S. Martinho, fura o teu pipinho. · No dia de S. Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho. · No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho. · No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho. (sic.) · No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho. · No dia de S. Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho. · No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o teu vinho. · Pelo S. Martinho abatoca o pipinho. · Pelo S. Martinho castanhas assadas, pão e vinho. · Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho. · Pelo S. Martinho nem nado nem no cabacinho. · Pelo S. Martinho prova o teu vinho; ao cabo de um ano já não te faz dano. · O Sete-Estrelo pelo S. Martinho, vai de bordo a bordinho; à meia-noite está a pino. · São Martinho, bispo; São Martinho, papa; S. Martinho rapa.* · Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho. · Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho. · Veräo de S. Martinho säo três dias e mais um bocadinho. · Vindima em Outubro que o S. Martinho to dirá. *Na Ilha de S. Miguel, referência aos dias 11 (Dia de S. Martinho de Tours), 12 (dia de S.Martinho I, papa e mártir do séc. VII) ; e 13 deNovembro; “S. Martinho rapa” refere-se ao fim das festas da prova do vinho novo. Bibliografia: Machado, José Pedro -O Grande Livro dos Provérbios, Ed.Notícias, 1996 Moreira, António- Provérbios Portugueses, Ed. Notícias, 1996

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Festas em Honra de S. MARTINHO

Os próximos dias 10, 11, 12 e 13 de Novembro são de festa em Ouca em honra de S. Martinho, Padroeiro da nossa terra.
O programa é muito bom e convida a bons momentos de convivio e diversão: dia 10, Terça-Feira e pelas 9:00, arruada com Zés Pereiras que percorrerão as ruas do lugar para o habitual peditório; dia 11, Quarta-Feira às 8:00 alvorada e arruada com mini banda que percorrerão as ruas do lugar. 11:00 missa, seguida de procissão com mini banda dos Covões. 21:30 grandioso arraial com o grupo KAYENE; dia 12 Quinta Feira às 8:00 alvorada 21 tiros e arruada com mini banda que percorrerão as ruas do lugar. 21:30 grandioso arraial com o grupo STRESSLESS; e dia 13 Sexta Feira às 15:00 continuação dos festejos com matança do porco e prova de vinho. 21:30 grandioso arraial com o grupo musical RAIZES. Não faltem!